C

om um em cada oito motoristas nos EUA sem seguro, de acordo com estatísticas do Conselho de Pesquisa de Seguros, a tecnologia digital pode desempenhar um papel na redução desse percentual?

A tecnologia possibilita que os corretores de seguros se aproximem das capacidades das grandes seguradoras, que as empresas desenvolvam produtos de seguro de automóveis apropriados e flexíveis, resolvam os lapsos de cobertura e forneçam mais prontamente conselhos sobre cobertura, de acordo com Bryan Davis, vice-presidente executivo, chefe de estratégia personalizada e desenvolvimento de negócios e líder do produto VIU da Hub International Midwest Ltd., a quinta corretora de seguros classificada globalmente.

“Existe uma oportunidade para os corretores de seguros fazerem grandes investimentos de capital para digitalizar a experiência do corretor para que os clientes possam ter facilidade para fazer negócios e obter aconselhamento”, disse ele. “Essa é a grande oportunidade – para os parceiros de distribuição fazerem o investimento que as Companhias estão fazendo no digital, porque é assim que os clientes estão acostumados a funcionar agora.”

Corretores de seguros, uma vez equipados com maiores recursos digitais, podem oferecer mais opções – especialmente para motoristas que se enquadram no mercado “fora do padrão” porque deixam sua cobertura automotiva expirar”, explicou Davis. "É mais difícil para esses consumidores obter cobertura e o preço sobe", disse ele.

Os recursos digitais possibilitam que os corretores de seguros comprem várias seguradoras para cobertura de automóveis, em nome de motoristas sem seguro ou com seguro insuficiente. A tecnologia digital torna possível cobrir os motoristas apenas quando eles estão ativos, portanto, se um motorista estiver usando seu carro apenas três em cada nove meses, ele não pagará para ser coberto nos outros seis meses, observou Davis.

"Há uma opção de flutuar entre seguro regular e cobertura telemática", disse ele. “Ser capaz de fazer isso facilmente é a oportunidade. A maioria das seguradoras não está fabricando produtos dessa maneira. Mas é assim que você pode lançar novos produtos para acomodar esse grupo de clientes. para que eles não sintam que há apenas um tipo de seguro disponível.”

No geral, os produtos de telemática são muito mais fáceis e baratos de produzir do que costumavam ser, porque há mais recursos digitais e, portanto, custos de plataforma mais baixos, de acordo com Davis.

As seguradoras tradicionais estão se atualizando tecnologicamente, na visão de Davis, mas evitam cobrir motoristas sem seguro ou motoristas que deliberadamente abandonaram o seguro automóvel. Isso tornou a cobertura de motoristas sem seguro ou com seguro insuficiente outra oportunidade para inovações de insurtechs, disse ele.

Postado em
27/6/2022
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO