Os caminhos que a tecnologia está abrindo para a flexibilização de novos negócios no Seguro de Vida

m entrevista exclusiva à Insurtalks, o CEO da Onli, Bernardo Teixeira, fala sobre o como o setor está aproveitando as oportunidades oferecidas pela digitalização, o surgimento de novos modelos de negócios no setor de seguros de vida e como a tecnologia está abrindo caminhos para flexibilizar esses novos negócios, como os corretores podem se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado, além de diversos outros assuntos. Confira abaixo a entrevista:
Insurtalks: Quais caminhos a tecnologia está abrindo para que haja a flexibilização de novos negócios no setor de seguros de vida?
Bernardo Teixeira: Uma das principais dores do setor de seguros de vida é a complexidade do processo de vendas. Por envolver muitos documentos e informações técnicas o processo se torna lento e burocrático. O segurado que está lá na ponta precisa responder perguntas, preencher formulários, assinar muitos papéis e, em alguns casos, ele desiste do processo. A tecnologia vem para abraçar e facilitar esse fluxo nos 3 vieses, o da Seguradora, o da Corretora e o do segurado!
A tecnologia permite a coleta e análise de dados dos clientes de forma muito acelerada, incluindo seus hábitos de saúde e estilo de vida. Conseguir utilizar esses dados é a linha divisória do sucesso para novos negócios por parte das Seguradoras, algumas já saíram na frente e criaram produtos personalizados para cada cliente, com base em seus dados individuais.
Olhando para as Corretoras, o maior benefício da tecnologia é a automação de processos. Basicamente o corretor ganha escala e mais tempo para novas prospecções.
Insurtalks: Vocês acham que há novos modelos de negócios surgindo constantemente no setor de seguros de vida? Nesse sentido, como o setor está aproveitando as oportunidades oferecidas pela digitalização?
Bernardo Teixeira: Sim! O ramo de seguro de vida é altamente competitivo, então as Seguradoras e as Corretoras que estão aproveitando as oportunidades oferecidas pela digitalização estão saindo na frente, pois conseguem aproveitar modelos de negócios emergentes. Três bons exemplos de modelo de negócios originados da digitalização são: plataformas online de venda direta, oferta de planos personalizados baseados em dados e análises, e as ferramentas de automação de processos.
Vemos uma movimentação positiva por parte das Seguradoras ao procurarem e priorizarem processos de contratação e emissão 100% online, por exemplo. Elas querem que o seu produto tenha uma distribuição facilitada. Algumas Seguradoras já até conseguem oferecer um produto customizável de acordo com a preferência do segurado.
Insurtalks: Na plataforma da Onli, há muitas funcionalidades disponíveis para o corretor. Como a plataforma ajuda o corretor a gerenciar o processo de venda, desde a cotação até o envio da apólice por e-mail? Quais são as etapas do processo?
Bernardo Teixeira: A plataforma No-Code abrange absolutamente todos os processos relacionados à distribuição e venda de um produto. Para ficar mais claro, nós podemos separar em 4 etapas:
1. Escolha o produto
A corretora que realiza o cadastro (no qual é gratuito) na plataforma recebe acesso ao Marketplace, esse Marketplace conecta Seguradoras e Corretoras em um mesmo ambiente de negociação, os produtos integrados ficam dispostos lá, como se fosse a prateleira de uma loja, e a Corretora só precisa adicionar o produto ao carrinho que nós enviamos a solicitação para a Seguradora, ela aprovando, o produto vai automaticamente para o canal da Corretora.
2. Personalize o canal
Esse canal é personalizável para ficar com a marca da Corretora, isso transmite autoridade e profissionalismo. Permitir que o cliente chegue no site da Corretora e realize todo o processo de compra em um mesmo ambiente é um ponto crucial na experiência do usuário.
3. Realize vendas
Todo o preenchimento dos formulários é realizado pelo próprio segurado, bem como o envio de dados do cartão para pagamento e efetivação desse pagamento.
4. Controle apólices
Por fim, quando falamos de ponta-a-ponta falamos também do pós-venda, a Corretora consegue acessar as apólices a qualquer momento, garantindo total controle sobre suas vendas e contratos.
Insurtalks: Quais são as ferramentas de gerenciamento disponíveis na plataforma para que o corretor possa acompanhar o desempenho das suas vendas, incluindo relatórios de vendas e comissões?
Bernardo Teixeira: Gráficos de conversão, percentual de processos finalizados e emitidos, percentual de escolha de meio de pagamento, quantitativo de visitantes no site, Taxa de rejeição do ambiente e ainda tempo de sessão dos clientes.
Insurtalks: Como a plataforma da Onli pode ajudar os corretores a oferecer uma melhor experiência de atendimento ao cliente, incluindo um processo de compra mais fácil e eficiente?
Bernardo Teixeira: O processo de compra em um único canal sem quebra de fluxo ou troca de site/plataforma torna a experiência do usuário muito mais fluida e efetiva. Além disso, a autonomia para preenchimento de informações pessoais – necessárias no seguro de vida.