O

portunidade de crescimento e necessidade de inovação

Junto com a digitalização, muito disseminada pela pandemia, a automação de processos também ganhou espaço no setor de seguros, devido à agilidade de operar funções. Os progressos tecnológicos possibilitam que as seguradoras aprimorem a eficácia de seus sistemas de avaliação de riscos, acelerando e tornando mais preciso o processo de subscrição. Tudo isso gerou uma grande oportunidade de crescimento para o segmento acompanhada da necessidade de inovação.

“As seguradoras, mesmo operando em negócios mais tradicionais, não podem estar alheias ao caminho da transformação digital"

Muitas seguradoras e insurtechs  estão conscientes da demanda crescente por soluções mais eficientes e inteligentes no campo dos seguros de vida. A Atidot, uma líder inovadora em insurtech, introduziu sua nova plataforma de IA avançada. Esta plataforma foi desenvolvida para oferecer análises de seguros de vida sem precedentes e promover maior interação com o cliente.

Rui Palma, diretor de seguros da empresa NTT Data Portugal, consultora global de negócios e tecnologia, comentou: “As seguradoras, mesmo operando em negócios mais tradicionais, não podem estar alheias ao caminho da transformação digital". A iniciativa da Atidot destaca a importância da inovação e adaptação no setor de seguros, visando proporcionar soluções mais eficazes e personalizadas aos consumidores.

Convergência entre seguradoras de vida e planejadores imobiliários representa uma disrupção no segmento

O Insurance Innovation Reporter refletiu acerca do potencial da fusão entre seguradoras de vida e os planejadores imobiliários como mola propulsora para a disrupção no segmento, além dos possíveis benefícios das colaborações em geral, que incluem grandes seguradoras, desenvolvendo equipes de inovação com visão de futuro.

Quanto a isso, o portal divulgou como exemplo a aquisição da Willing pela MetLife em 2019, além de listar algumas razões pelas quais as seguradoras de vida estão incorporando o planejamento imobiliário em suas soluções.

Exemplo para os players brasileiros refletirem sobre esse tipo de fusão e seus benefícios dentro do contexto nacional

O tipo de fusão listada pode servir de exemplo para os players no Brasil refletirem sobre esse tipo de fusão e seus benefícios dentro do contexto nacional. Dentre as razões listadas para que esse tipo de fusão,o portal destacou:

  • Considerando que as pessoas estão cada vez mais acostumadas com uma “cultura de gratificação instantânea", a contratação de uma apólice de seguro de vida, no contexto norte-americano, configura um ato altruísta que exige sacrifício pelo bem-estar dos outros. O planejamento imobiliário, semelhante nesse aspecto, complementa o seguro de vida ao criar uma estrutura para a transferência eficiente de ativos entre gerações. Essa convergência beneficia os clientes e pode fortalecer os negócios. 
  • Uma segunda razão é a necessidade das seguradoras de vida de reduzir lapsos de políticas, tornando suas políticas mais rígidas. A incorporação de ferramentas de planejamento imobiliário ajuda a aumentar o valor percebido das apólices, reduzindo a probabilidade de lapsos de políticas e melhorando o envolvimento dos clientes. 
  • A terceira razão se deve ao fato do planejamento imobiliário melhorar significativamente o funcionamento do back office das seguradoras de vida, evitando problemas administrativos relacionados a beneficiários desatualizados, o que beneficia tanto as empresas quanto os clientes. 

As razões acima citadas, impulsionam a tendência de integração entre seguradoras de vida e planejamento imobiliário, cujo objetivo é fornecer soluções mais abrangentes e integradas aos clientes, ajudando-os a alcançar seus objetivos financeiros de longo prazo de maneira eficaz.

Previsões para 2024

O Insurance Thought Leadership coletou algumas previsões, conforme relatado por especialistas, que envolvem o seguro de vida para o decorrer de 2024. Dentre as previsões, destacam-se: 

  • A conscientização sobre o bem-estar dos idosos aumentará, com os adultos percebendo as necessidades financeiras e emocionais de seus pais idosos, exacerbadas pela pandemia e pelo adiamento de exames médicos.
  • Espera-se que seguradoras com um grande bloco de alto patrimônio líquido subsidiem parcialmente medicamentos para diabetes como os análogos GLP1, visando à perda de peso.
  • A utilização de modelos de linguagem como ChatGPT e PaLM para subscrição de seguros de vida será anunciada publicamente, desencadeando uma corrida para integrar a inteligência artificial conversacional em várias áreas do setor.
  • Produtos como o seguro de vida universal indexado enfrentarão desafios devido a mudanças no comportamento do consumidor e às condições econômicas incertas.
  • A subscrição digitalizada será acelerada, reduzindo significativamente o tempo e os custos envolvidos no processo, o que pode tornar o seguro de vida mais rentável para distribuidores e seguradoras.

Seguradora ganha prêmio de inovação da CNseg com junção de produtos

O Seguro Equilíbrio da Icatu recebeu o Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros 2023, concedido pela CNseg, que reconhece as iniciativas mais inovadoras no mercado de Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização. O Seguro Equilíbrio é uma novidade por diversas razões. É o primeiro seguro de vida no Brasil baseado no conceito do Universal Life, popular nos Estados Unidos, oferecendo tanto proteção quanto acumulação financeira em um único produto. 

Modelo de seguro inovador no Brasil combina cobertura de seguro de vida com uma reserva financeira para imprevistos

Respeitando as leis brasileiras, a Icatu trouxe ao país um modelo inovador que anteriormente só estava disponível internacionalmente. A iniciativa une Seguro de Vida e Previdência Privada, isto é, o Universal Life combina cobertura de seguro de vida com uma reserva financeira para imprevistos, proporcionando flexibilidade aos clientes. Eles podem personalizar a vigência, o capital segurado, fazer contribuições esporádicas e até resgatar parte da reserva, adaptando o produto às diferentes fases da vida e às necessidades individuais, de trabalhadores autônomos a empresários, e de proteção familiar a planejamento sucessório.

O futuro do Seguro de Vida em 2024 parece promissor

O avanço do Seguro de Vida em 2024 vem acompanhando fatores que têm promovido crescimento no segmento desde a pandemia de Covid-19, junto com a implementação de inteligência artificial na subscrição de apólices e o surgimento de novos produtos. A busca por soluções financeiras flexíveis e adaptáveis, também contribuirão para o crescimento do setor. Assim, estratégias que pretendem integrar serviços, como o exemplo do Universal Life da Icatu, e funções de de diferentes ramos, com a junção do seguro de vida e o planejamento imobiliário, indicam a necessidade de pensar fora da caixa. Portanto, o futuro do Seguro de Vida em 2024 parece promissor, com as previsões para 2024 apontando para o avanço da integração de serviços como uma resposta lógica às demandas do mercado, sinalizando um caminho para as seguradoras que buscam diferenciar-se e reforçar sua posição.

Postado em
20/3/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO