A

s MGAs (Managing General Agent - intermediária entre seguradoras e corretores ou clientes) sempre foram sobre relacionamentos. Mas no mercado de hoje, MGAs vencedores dependem da construção de relacionamentos à moda antiga, aumentada com soluções tecnológicas e apoiada por dados.

​Essa foi a mensagem subjacente de um bate-papo na conferência Accelerate da Vertafore. De acordo com a vice-presidente de soluções de seguros da Vertafore, Kelly Maheu, as MGAs que usam dados e tecnologia para informar melhor sua seleção de risco não apenas garantem a capacidade da transportadora, mas também a mantêm.

​Maheu foi acompanhado por Mark Breading, sócio sênior da ResourcePro; e Praveen Reddy, presidente global e COO da Innovisk Capital Partners. O trio concordou que usar dados de alta qualidade e ferramentas tecnológicas que melhoram a comunicação de informações é necessário para que as MGAs ganhem a confiança das operadoras e tenham sucesso no mercado atual.

Dados e análise preditiva: ferramentas tecnológicas para superar a concorrência

​Construir o tipo certo de ferramentas digitais envolve entender o valor que os MGAs trazem para as transportadoras. Comparados aos MGAs, os transportadores são navios grandes — eles não viram muito rápido. Como grandes ecossistemas com muitas partes móveis, os transportadores contam com os MGAS para permanecerem ágeis para eles.  

​As MGAs, por outro lado, estão se tornando cada vez mais especializadas e podem rapidamente fazer inovações que se encaixem em seu nicho ou começar em um espaço totalmente novo.  

Basicamente, os MGAs fornecem a agilidade e a inovação que as seguradoras precisam, disse Reddy.

​Essa inovação envolve qualquer uma das inúmeras formas de coleta de dados disponíveis hoje, de imagens aéreas a fontes de dados em tempo real. E o que diferencia um MGA de outro no mercado é a qualidade e o uso efetivo desses dados.

​É aí que o jogo está mudando — entender como ingerir fontes de dados desses tipos e então compartilhá-las com seus parceiros, da MGA à operadora. Não se trata apenas de entender o risco e o preço. Trata-se também de atender o cliente e a distribuição.

Ferramentas que transformam confiança em atendimento ao cliente

​A coleta de dados por si só não vai tão longe no ganho de capacidade da operadora. Reddy e Breading também compartilharam ideias sobre como as MGAs podem usar esses dados para desenvolver a confiança da seguradora.  

Uma ferramenta digital útil são as APIs, que transformam a comunicação verbal e métodos rudimentares de compartilhamento de dados em comunicação de sistema para sistema.

Ao compartilhar esses dados diretamente por meio de software, as MGAs e as operadoras sabem que os dados são confiáveis ​​sem deixar muito espaço para erros humanos ou incompatibilidade de software.  

Como a modernização de dados em seguros cria o ciclo de feedback de informações

As MGAs podem trabalhar muito para ganhar a confiança das seguradoras por meio de seus dados, mas a outra metade da equação de compartilhamento de informações é o que as seguradoras podem compartilhar com as MGAs.  

​Reddy e Breading disseram que as seguradoras entendem o desempenho histórico de suas próprias linhas de negócios ou riscos particulares. As MGAs podem obter insights dos dados, inseri-los de volta na subscrição de preços e, então, trabalhar com as seguradoras para “definir o produto”.  

Dessa forma, seguradoras e MGAs podem trabalhar juntas para entender quais dados têm capacidade preditiva.

A combinação de comunicação entre seguradoras e MGAs e tecnologia que coleta dados em tempo real pode transformar o setor de um que analisa apenas dados históricos e depois faz previsões futuras.  

​De forma semelhante em todos os setores, o uso de soluções tecnológicas para coletar e processar dados pode continuar a acelerar o espaço MGA.  

Como disse Breading, da ResourcePro, "É mais difícil sobreviver e prosperar como MGA a menos que você seja sofisticado do ponto de vista digital.

Postado em
8/7/2024
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO