R

afael Cló, co-fundador e CEO da Azos, tem se destacado como uma das figuras mais inovadoras do ramo segurador brasileiro tendo recebido, inclusive, o prêmio Insurance Innovators 2023 pela suas colaborações ao setor por meio da Azos.  

Início da jornada rumo à inovação

A jornada do executivo rumo à inovação começou com uma percepção clara: a existência de uma lacuna significativa no mercado que precisava ser preenchida. As primeiras ideias sobre empreender no ramo de insurtech surgiram em 2020 após o executivo sofrer com as burocracias de uma seguradora brasileira da qual era cliente. Rafael descobriu que as parcelas de uma apólice não estavam sendo pagas porque o seu cartão tinha vencido e precisou lidar com uma sequência de problemas relacionados à quitação de débitos, dificuldades de acesso ao portal do cliente, falhas de comunicação com a empresa e política de cancelamento antiquada, com a necessidade de envio de carta escrita de próprio punho. Morando nos Estados Unidos na época, o executivo percebeu movimentos de busca por tecnologias e processos que tornassem a experiência dos consumidores na área de seguros mais simples e fluida. Foi dessa maneira que ele e seus sócios começaram a colocar em prática suas ideias para empreender em uma insurtech. 

Desafios na construção de uma empresa disruptiva

A percepção de que era preciso desburocratizar o seguro foi o ponto de partida para a criação da insurtech Azos. Ainda assim, há muitos desafios inerentes à criação e estruturação de uma empresa, ainda mais se o objetivo é romper velhos padrões. 

De acordo com Cló, o principal desafio na construção de uma startup disruptiva, não está no investimento, na tecnologia ou nas estratégias de vendas. O verdadeiro desafio é reunir um time de profissionais altamente qualificados, alinhados com a cultura da empresa e que compreendam seu propósito. Segundo ele, é essa equipe que identifica as melhores tecnologias para simplificar processos, estuda estruturas de precificação eficientes, seleciona parceiros de alto calibre e diferencia sinistros legítimos de fraudulentos. Para ele, são essas pessoas que estão na linha de frente, garantindo o sucesso da Azos.

Superou 20 bilhões em capital segurado

Apesar dos desafios, o investimento de Rafael Cló e do seu time na insurtech parece estar valendo muito a pena: a empresa rapidamente superou a marca de R$20 bilhões em capital segurado. A Azos cumpriu sua promessa de valor ao reduzir drasticamente o tempo de onboarding de clientes — de dias para segundos — e oferecendo preços cerca de 25% mais baixos que os do mercado. 

Proteger o sonho das famílias brasileiras

A abordagem inovadora da insurtech tem foco na desburocratização e na redução dos custos dos processos de aquisição de apólices de seguro de vida com o objetivo de aumentar a adesão aos seguros por camadas mais diversificadas da população. Em seu manifesto, a Azos afirma que “um seguro de vida não vai proteger as pessoas que você ama como você protegeria. Ninguém nunca vai proteger os seus amores como você. Mas o seguro de vida tem a função de garantir que os sonhos e os planos dessas pessoas continuem, mesmo que você não esteja mais aqui”. A insurtech declara que veio para proteger o sonho das famílias brasileiras. Para a insurtech, justamente pelo seguro de vida ser algo tão importante, todo mundo deveria ter um. 

Lançamento de novo produto tecnológico

A expansão da Azos não se limita apenas a produtos convencionais de seguro de vida. A empresa também introduziu seguros inovadores para renda por incapacidade temporária (RIT), cobertura para cirurgias e assistência funeral familiar. Em agosto de 2023, a empresa lançou um novo produto tecnológico, direcionado às necessidades de assessores de investimentos, plataformas e grandes corretoras, facilitando a comercialização dos produtos Azos.

2024 com mais tecnologia e mais parcerias

O ano de 2024 promete ser um período de intensificação dos esforços iniciados em 2023, com foco na ampliação das parcerias com escritórios de investimentos e corretoras. A Azos também planeja liderar iniciativas de Inteligência Artificial no setor de seguros, uma área que já vem explorando com sucesso. 

Combinação de elementos que alavanca resultados 

A trajetória de Rafael Cló e da Azos ilustra como a visão inovadora, combinada com a formação de uma equipe excepcional e o uso de tecnologia de ponta, pode ser capaz de estruturar e alavancar os resultados de uma empresa e, ainda, oferecer soluções mais eficientes, acessíveis e personalizadas para os consumidores.

Postado em
16/1/2024
 na categoria
Eventos

Mais sobre a categoria

Eventos

VER TUDO