O

interesse em insurtech continua aumentando junto com as rodadas de financiamento. Muitas startups estão escalando, trazendo novas oportunidades e concorrência para seguradoras estabelecidas.

Para alguns, as startups podem ajudar as seguradoras a trazer práticas mais inovadoras internamente, ao mesmo tempo em que fornecem tecnologia por uma fração do custo necessário para formar uma equipe interna de especialistas. Além do custo, as startups podem oferecer recursos que as seguradoras talvez não consigam encontrar caso façam tudo sozinhas. A maioria das seguradoras ainda prefere trabalhar com fornecedores de tecnologia estabelecidos, se tiver a opção, mas as seguradoras veem as startups trazendo recursos para o mercado que não estão disponíveis em nenhum outro lugar. Essas operadoras ajustaram suas práticas recomendadas de infraestrutura (e compras) para aproveitar esse crescente ecossistema de startups.

Crescimento de Insurtechs durante a pandemia

Como em 2020, a pandemia teve um impacto significativo no setor de seguros e nas insurtech em 2021. Embora o investimento tenha desacelerado inicialmente nas fases iniciais da pandemia, ele se recuperou fortemente em 2021, com níveis durante o primeiro semestre do ano aproximadamente no investimento níveis de todo o ano de 2020.

As empresas de insurtech amadureceram em atender às necessidades das seguradoras e explicar melhor seus casos de uso. Eles também mudaram a ênfase de principalmente sinistros e distribuição para incluir recursos de subscrição, além de se tornarem MGAs e operadoras completas.

Tendências de negócios: amadurecimento do conhecimento e aumento do foco na subscrição

No início da pandemia, o foco estava em projetos relacionados a engajamento digital e automação e análise de sinistros, mas, em 2021, as soluções de subscrição e avaliação de risco ganharam mais destaque. Parte dessa mudança deveu-se ao aumento da maturidade da indústria de insurtech em geral.

Com mais líderes de seguros veteranos envolvidos em startups de insurtech, essas empresas são mais capazes de entender os casos de uso de negócios para sua tecnologia; articular valor para o ciclo de vida da apólice de seguro; e aproveite inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, ferramentas digitais e recursos nativos de nuvem para casos de uso de operadoras mais rapidamente do que a maioria das equipes de desenvolvimento de seguradoras.

Esse amadurecimento levou algumas startups de insurtech a se tornarem MGAs ou seguradoras completas. Além disso, algumas startups de operadoras de insurtech se tornaram provedoras, oferecendo sua plataforma de tecnologia como solução.

Tendências tecnológicas: IA, extração de dados e seguro incorporado

As startups de insurtech continuam avançando no uso de soluções de tecnologia para casos de uso de operadoras importantes. Os recursos de IA e aprendizado de máquina continuam evoluindo para extração de dados para novos negócios e funcionalidade de subscrição. As ferramentas de ingestão inteligente de texto (ITI) juntamente com soluções de IA de texto estão melhorando a extração de documentos em fluxos de trabalho de operadoras existentes. Essas soluções estão sendo implementadas mais rapidamente com melhor aprendizado e análise para produtos e processos de seguros mais complexos.

Outra tendência é o aumento do seguro embarcado possibilitado pelo uso de APIs. O exemplo mais proeminente está nas parcerias automotivas – as startups de insurtech estão fornecendo plataformas para permitir ofertas de seguros e subscrição como parte do processo de vendas de automóveis.

Essas soluções de tecnologia ajudaram as startups a atender melhor às necessidades em todo o ciclo de vida do seguro e melhoraram sua capacidade de fornecer rapidamente resultados de alto impacto.

Considerações Finais

Nem todas as insurtechs interessam a todas as seguradoras; nem toda seguradora decidirá fazer parceria ou investir em startups de insurtech. No entanto, toda seguradora deve fazer um balanço do que está acontecendo no espaço e aprender as lições que tornarão sua organização mais forte.

Uma lição é que o setor de seguros deve repensar a experiência do consumidor de todos os ângulos, incluindo a adoção de novos canais de comunicação como chatbots e automação residencial inteligente, fornecendo novos serviços – sejam drones ou aplicativos de smartphone ou uma rede mobilizada de humanos – para coletar informações de sinistros, alavancar análise profunda de dados para antecipar as necessidades do cliente e até mesmo redesenhar produtos de seguros para atrair comunidades de nicho.

Existem muitas oportunidades para trazer novos recursos para a organização por meio do ecossistema de startups. Mesmo que uma seguradora identifique 10 startups diferentes que trazem valor diferenciado, a maioria não tem recursos ou capacidade para trabalhar com todas elas de uma vez. É importante priorizar os projetos de integração de startups e focar nas principais oportunidades para aproveitar ao máximo o investimento.

Postado em
26/5/2022
 na categoria
Insurtech

Mais sobre a categoria

Insurtech

VER TUDO