s produtos e serviços sob medida sempre foram um sucesso entre os clientes do mundo todo. Esse resultado não surpreende, já que a sensação de adquirir bens ou utilizar serviços que foram pensados para o seu perfil é extremamente satisfatória. Na área de seguros, não é diferente.
É muito vantajoso usufruir de uma cobertura que foi desenvolvida especificamente para te proteger naquilo que te deixa mais vulnerável. Mas além disso, faltava ainda os players de seguro criarem alternativas para adequar as formas de pagar pelo seguro aos vários tipos de perfis dos segurados.
Essa necessidade foi ainda mais reforçada após a pandemia de Covid-19. Devido ao isolamento social,as pessoas passaram a usar muito menos seus carros e não estavam dispostas a pagar o mesmo valor pelo seguro, já que o risco era menor com os veículos parados em suas garagens. Com a intenção de alinhar o pagamento do seguro à proporção de uso do consumidor, foi implementado no Brasil, em 2019, o seguro Pay Per Use (pago pelo uso).
O que você precisa, quando precisa
A primeira a oferecer seguros na modalidade Pay Per Use foi a Thinkseg. Há coberturas nesse formato para roubo e furto, batidas, danos morais e materiais, chaveiro, assistência residencial,guincho 24 horas dentre outras. Essa modalidade se destina a quem usa o carro, mas não o tempo todo. E quanto menos usa, menos paga no seguro. O pagamento é feito por assinatura mensal e são poucos centavos por Km rodado. A empresa promete bons preços, atendimento livre de burocracia, totalmente digital e transparente.
Monte o seguro do seu jeito
A Pier, primeira seguradora digital do Brasil regulada pela SUSEP, também disponibiliza seguro com pagamento pelo tempo de uso. No site da empresa, é possível montar o seguro do seu jeito, adicionando tudo o que deseja cobrir e fazer a contratação online. As coberturas são abrangentes e vão de estacionamento por uma noite até falta de gasolina. Para cobrar um preço justo, a empresa usa inteligência de dados. O pagamento também é facilitado por recursos como PIX, por exemplo.
A maior insurtech da América Latina,Youse, permite ao usuário total autonomia para escolher o que quer no seu seguro e pagar só pelo que precisa. O Seguro Auto Youse tem cobertura para roubo e furto, danos a terceiros, perda total e outros mais. O consumidor pode complementar o contrato com apólices que se encaixem melhor no seu perfil como carro reserva e reparos na lataria, por exemplo. A cotação e contratação é totalmente online.
Como funciona o seguro?
Após a contratação do serviço, o usuário precisa realizar a ativação do seguro por meio de aplicativo específico indicado pela empresa. Na hora de sair com o carro, basta acessar o aplicativo e ligar o seguro (daí o motivo da modalidade Pay Per Use ser também conhecida como Seguro liga e desliga). A tarifação por quilômetro e as coberturas vigentes começam a partir do momento que o cliente liga o seguro no app. Depois de usar o carro, basta desligar no aplicativo e a cobrança por quilometragem será interrompida.
Dependendo da empresa que fornece o serviço, o seguro é calculado por telemetria, ou seja, o próprio aplicativo detecta o movimento do carro e envia notificações para que seja feita a ativação e desativação. O preço por quilômetro rodado varia de acordo com a região em que o veículo está circulando. Além disso, o preço do seguro também sofre influência da quantidade de vezes que o motorista utiliza seu carro, portanto, quanto menor a locomoção, menor o valor do serviço.
Pay Per Use vale a pena?
Dentro do escopo dos seguros, há clientes com vários tipos de necessidades e a modalidade de seguro Pay Per Use supriu a ausência de algumas delas, sem dúvida. No entanto, se o usuário utiliza seu veículo com muita frequência ou tem um carro de luxo, o melhor é optar por um seguro tradicional, já que estará coberto a todo momento e pagará por uma franquia sem grandes variações.
Já para os consumidores que usam pouco o veículo e pretendem economizar com as quilometragens não rodadas, vale a pena optar por essa modalidade, pois terão as vantagens da proteção de um seguro escolhido sob medida e pagarão somente pelo uso.