Tendências da telemática para 2022 e além

stima-se que até 2023, 50% das empresas centradas em produtos terão investido em plataformas de visibilidade de transporte em tempo real. Além disso, com a invenção contínua de novas tecnologias digitais, os fabricantes de veículos estão equipando seus veículos com conectividade avançada e serviços de tecnologia do usuário.
A utilização de interfaces de programação de aplicações e kits de desenvolvimento de software aumentou a utilização da telemática através da integração com outros sistemas de negócio, nomeadamente manutenção, planeamento de rotas, compliance de segurança e gestão de riscos.
Vamos discutir as principais tendências da telemática que ocuparão o centro das atenções em 2022.
1. Gerenciamento remoto de frota
Devido à pandemia de COVID-19 em andamento, tornou-se difícil confiar em um sistema de monitoramento estático em uma operação de frota em ritmo acelerado que precisa atender às demandas crescentes. É aqui que entra a gestão remota de frotas. Os gerentes de frota estão buscando maneiras novas e inovadoras de monitorar a produtividade de sua frota e gerenciar tarefas à distância.
Mais empresas agora contam com a tecnologia de monitoramento remoto para acompanhar várias atividades. O avanço do software de telemática permite que os gerentes de frota se comuniquem em tempo real com os motoristas e gerenciem suas frotas a partir de um computador ou por meio de um aplicativo em seus telefones. Torna mais fácil verificar o status dos veículos, localizar ativos e ser alertado sobre eventos inesperados em tempo real, não importa onde um gerente ou supervisor possa estar no momento.
A acessibilidade, confiabilidade e conveniência deste software impulsionarão ainda mais a cultura de trabalho remoto em 2022.
2. Evolução da rede 5G
Uma das principais tendências para este ano será a gestão de frota 5G. Em comparação com o 4G, o 5G oferece velocidades de rede rápidas, maior capacidade e latência extremamente baixa.
Esses recursos se traduzirão em comunicação de veículo para tudo (V2X) mais suave, análise preditiva aprimorada e rastreamento de veículos e coleta de dados mais inovadores em um nível de gerenciamento de frota. Além disso, o 5G é o catalisador para inovações ainda maiores, como aplicação de frota de realidade aumentada e tecnologia avançada de carregamento para veículos elétricos (EVs).
A demanda por dados transparentes e gerenciamento remoto de frota está intimamente ligada à necessidade de uma rede mais robusta. Portanto, uma abordagem centrada em 5G seria um bom começo para empresas que desejam atender às expectativas crescentes de atualizações de informações em tempo real e fornecer uma experiência de gerenciamento de frota perfeita.
3. Segurança otimizada
Em qualquer operação de frota, a segurança é um dos pontos centrais de preocupação. Técnicas diferentes e mais avançadas estão sendo introduzidas para prevenir acidentes e roubos de veículos. Comportamento e identificação do motorista, sistemas de alarme, geofencing, para citar alguns, são todos recursos que garantem a segurança da frota.
Os modernos sistemas de monitoramento fornecem notificações em tempo real sobre diferentes atividades, ajudando os gerentes de frota a receber atualizações a cada minuto e permitindo que respondam rapidamente a emergências. Com relatórios perspicazes, os gerentes de frota podem identificar deficiências em suas operações relacionadas à segurança e corrigi-las.
4. Segurança de dados mais profunda
Os dados estão no centro de qualquer operação de frota, e as frotas contêm uma quantidade significativa de dados confidenciais que precisam ser protegidos. Assim, o aumento das medidas de segurança cibernética será outro grande foco este ano, com um banco de dados integrado se tornando uma tendência popular na telemática de veículos.
Além disso, haverá uma mudança para o gerenciamento estratégico do gerenciamento tático, incluindo a qualificação em TI para a adoção de novas funções.
5. Mobilidade como serviço (MaaS) para se tornar proeminente
Espera-se que a mobilidade como serviço (MaaS) cresça em popularidade, pois permite que os gerentes de frota personalizem seus serviços e abandonem a abordagem tradicional. O MaaS ajudará os gerentes de frota a repensar seu processo de gerenciamento de frota e, ao adotar o compartilhamento de veículos, eles poderão utilizar melhor os veículos ociosos, controlar orçamentos e reduzir sua pegada de carbono.
Além disso, as principais métricas de frota também evoluirão, passando de números e dados de veículos para fatores como tempo, taxas de sucesso de viagens, taxas de atendimento e custo anual.
6. Foco mais forte no rastreamento telemático
Embora o rastreamento sempre tenha sido parte integrante da telemática, os gerentes de frota agora estão usando a tecnologia GPS para avaliar os níveis de diagnóstico em tempo real. Ele permite que eles rastreiem a localização de seus motoristas por meio de um painel personalizável, conheçam o status de seus veículos e garantam que os motoristas sigam as práticas de segurança.
O software de gerenciamento de frota será aprimorado em 2022 com recursos como a integração de recursos de voz, análise robusta de dados e Inteligência Artificial (IA) aprimorada. Além disso, o vídeo na cabine surgiu como uma das novas soluções de gerenciamento de frota mais populares.
7. A ascensão da Internet das Coisas (IoT)
Uma das tendências mais populares em telemática é a Internet das Coisas (IoT). Ele permite a reengenharia de todo o processo da cadeia de suprimentos por meio da conexão inteligente do mundo físico (pessoas, dispositivos e sensores) com o mundo digital (processos, dispositivos de dados e sensores). Assim, criando uma camada chamada “infoestrutura”.
Soluções avançadas de IoT, como software de rastreamento de frota, permitem que todos os aspectos das operações sejam gerenciados com eficiência por meio de medição, coleta e troca contínuas de dados em tempo real. Como resultado, fornece visibilidade de todos os processos e transações dentro da cadeia, facilitando a identificação e a ação da melhoria direta e rápida.
O futuro pela frente
Em 2022, os desenvolvimentos de GPS e telemática continuarão a se expandir e avançar, melhorando a gestão e a eficiência dos negócios com frota de veículos. No entanto, um dos principais desafios será garantir a crescente quantidade de dados de sensores internos e externos. Como resultado, há uma necessidade crescente de futuras soluções de telemática que se concentrem em segurança de dados, telemática em veículos e sistemas de rastreamento por GPS.
Adotar novas tendências ajudará os tomadores de decisão a permanecerem competitivos e acompanharem seus veículos para melhorar a eficiência, o desempenho do motorista e oferecer atualizações em tempo real aos clientes. Além disso, o sucesso de qualquer negócio que use veículos em suas operações principais no futuro precisará de desenvolvimento contínuo na coleta de informações significativas de veículos e motoristas em volumes maiores.
Assim como a tecnologia, há melhorias contínuas no sistema, hardware, software e infraestrutura, como sistemas de satélite e a potência do 5G. Essa tecnologia evoluirá no futuro para usar o 5G para fornecer informações mais precisas, tanto do ponto de vista da segurança quanto da economia, criando uma contribuição ainda mais significativa para o mundo dos negócios.