Portal da Sancor traz mais autonomia ao corretor na operação de seguros de Riscos Técnicos

om a chegada de novas linhas no segmento de Riscos Técnicos, a Sancor Seguros decidiu investir em soluções que tornem esses produtos mais acessíveis e operacionais para os corretores de seguros. Um dos principais movimentos foi a criação de um portal digital voltado à cotação, emissão e acompanhamento de apólices, que também integra sistemas externos e automatiza etapas como a análise de crédito. Para explicar os objetivos da ferramenta e as perspectivas para esse ramo, conversamos com Alexandro Sanxes, superintendente da área, que detalhou como a companhia tem articulado tecnologia, atendimento especializado e capacitação da rede comercial para fortalecer sua atuação no setor.
Insurtalks: O que motivou a criação do novo portal voltado à venda de seguros de Riscos Técnicos?
Alexandro Sanxes: A Sancor Seguros definiu como estratégia a inovação digital trazendo ao mercado o atendimento personalizado através de ferramentas digitais incluídas no portal Sancor.
Insurtalks: Essa digitalização se limita à etapa de cotação e venda ou já avança para outras fases, como emissão, regulação ou acompanhamento da apólice?
Alexandro Sanxes: O portal Sancor foi desenvolvido para que o corretor que tenha autonomia em realizar cotações, realizar ajustes e criar novas opções de cotações incluindo coberturas, alterando limites, fazer a gestão das lides, emissão de apólices, além de novas funções que em breve incluiremos no portal.
Insurtalks: O portal foi desenvolvido com alguma integração a outros sistemas da Sancor? Essa estrutura permite uma experiência mais fluida para o corretor e para o segurado?
Alexandro Sanxes: Ele foi desenvolvido pensando na integração com sistemas externos, foram desenvolvidas API’s de integrações e hoje conectamos a outros sistemas como por exemplo no produto garantia, estamos conectados a uma plataforma de análise de crédito automático para avaliação de limites no seguro garantia, também contamos com integrações com sistemas de multicálculos muito utilizado pelo mercado e integração com sistemas dos próprios corretores.
Insurtalks: Os produtos desse ramo de seguros, por serem mais técnicos, nem sempre são os primeiros a atrair novos corretores. Essa nova estrutura pode ajudar a ampliar o alcance e facilitar a compreensão desses seguros?
Alexandro Sanxes: Os produtos da área de Riscos Técnicos são linhas recém-lançadas pela Sancor ao mercado, estamos passando por um processo de capacitação da nossa força de vendas com ações de treinamento dos produtos para atingir os objetivos com as ferramentas.
Contamos com especialistas reconhecidos no mercado pelo know how que proporciona aos corretores segurança no atendimento aos clientes.
Já disponibilizamos no portal o sistema de Riscos de Engenharia o qual contamos com uma equipe de 4 engenheiros que podem auxiliar o corretor a todo momento nas vendas, no processo de sinistro, estamos lançando nos próximos dias o seguro garantia que vai permitir o corretor realizar uma análise de crédito de forma automática na nossa ferramenta apena com o CNPJ da empresa segurada conseguindo emitir uma apólice automaticamente pelo nosso portal, já conta com a certificação digital de autenticidade das apólices.
No mês de junho já iniciaremos uma operação piloto para os produtos da linha de equipamentos (Riscos Diversos, Benfeitoria Equipamentos e Rural Equipamentos);
Em breve teremos notícias para as linhas de Responsabilidade Civil Geral, Responsabilidade Civil Profissional e Responsabilidade Civil Administradores
Insurtalks: Do ponto de vista técnico, como a Sancor tem utilizado a tecnologia para aprimorar o desenvolvimento de produtos e a precificação de riscos nesse ramo?
Alexandro Sanxes: A Sancor sempre busca a inovação dos processos para aprimorar o atendimento aos parceiros e clientes como melhorias no processo operacional diário da empresa.
Insurtalks: Há algo na abordagem da Sancor no ramo de Riscos Técnicos que se diferencie das demais linhas da companhia?
Alexandro Sanxes: A área de Riscos Técnicos tem investido muito na especialização e o atendimento personalizado aos nossos clientes e parceiros, por trata-se de produtos com um elevado nível de especialização nosso objetivo que todos corretores e clientes possam comercializar nosso produto e que tenha uma experiência de facilitação através do atendimento do nosso portal e dos especialistas.
Insurtalks: Para além do portal, que outras iniciativas estão em estudo para tornar os seguros de Riscos Técnicos mais acessíveis, compreensíveis e comercializáveis?
Alexandro Sanxes: A Sancor Seguros apenas está iniciando a jornada nos produtos de Riscos Técnicos, além de novas ferramentas de cotação e para gestão dos parceiros, temos novos produtos e novos ramos de seguros sendo desenvolvidos para que o nosso cliente encontre soluções cada vez mais completas e segurança nas operações com a Sancor Seguros.