Inovação

No Maio Amarelo, Justos comprova que incentivos e tecnologia melhoram o comportamento no trânsito

No Maio Amarelo, Justos comprova que incentivos e tecnologia melhoram o comportamento no trânsito
D

esde a sua fundação, a Justos, seguradora auto 100% digital que recompensa motoristas conscientes, já acompanhou mais de 160 milhões de quilômetros dirigidos por seus segurados — o equivalente a 25 mil voltas ao redor da Terra. Mais impressionante do que isso é a constatação de que o monitoramento gera impacto direto na direção responsável, tema que ganha ainda mais atenção com a campanha Maio Amarelo.

Para se ter ideia, em apenas 6 meses, os motoristas que permanecem com a Justos apresentam, em média, uma evolução de 2,5% na sua pontuação de direção. Após 2 anos, essa melhoria chega a 5%, e ultrapassa 10% após 3 anos de uso contínuo da plataforma. Tal avaliação é feita com base em cinco parâmetros (aceleração, velocidade, curvas, frenagem e foco na direção) e permite que a seguradora identifique e premie o bom comportamento ao volante. “Com essa análise de dados, comprovamos que o incentivo certo pode, sim, transformar hábitos de direção e reduzir riscos nas vias”, afirma Dhaval Chadha, CEO e cofundador da Justos.

O impacto é visível também na correção de hábitos perigosos. Após um ano com a Justos:

  • 30% dos motoristas reduziram a velocidade média;
  • 24% passaram a evitar o uso do celular ao volante;
  • 26% melhoraram sua forma de frear e fazer curvas.

Recompensa que incentiva e transforma

Esses comportamentos mais seguros não surgem por acaso. A Justos opera o único programa de recompensas do setor que valoriza bons motoristas com prêmios reais. Mais de 84% dos clientes que passaram pela seguradora já aderiram ao programa. Hoje, 88% da base ativa participa ativamente.

Em 2024, foram entregues mais de 20 mil prêmios para 5.700 motoristas, totalizando 590 milhões de pontos resgatados. Os prêmios incluem vouchers para transporte por aplicativo, abastecimento, restaurantes e até programas de milhagem, uma maneira eficaz de transformar responsabilidade em benefícios tangíveis.

Perfis com melhor desempenho

Entre os motoristas da Justos, mulheres entre 34 e 39 anos da capital paulista lideram o ranking de melhores notas no “driving test”. Dos 10 melhores grupos de condutores, 6 são compostos por mulheres e 7 são da cidade de São Paulo, evidenciando que a combinação entre maturidade e direção consciente é um dos pilares da segurança no trânsito.

Inovação que promove mudança

Com base na tecnologia, a Justos oferece uma experiência digital e transparente desde o momento da contratação até a regulação de sinistros. O modelo da seguradora elimina etapas burocráticas, permitindo que todo o processo seja feito via app, desde a vistoria até a solicitação de guincho, que pode ser acompanhada em tempo real com uma interface similar ao que os aplicativos de entrega de comida ou de transporte já fazem.

“Nosso propósito é tornar o seguro auto mais justo e eficiente, mas também mais seguro para todos. Recompensar bons motoristas é nossa forma de provocar uma mudança estrutural na forma como as pessoas se comportam no trânsito”, afirma Dhaval Chadha, CEO e cofundador da Justos.
Postado em
23/5/2025
 na categoria
Inovação

Mais sobre a categoria

Inovação

VER TUDO