Tecnologia

Mais consumidores optam por não participar de programas de telemática em seguro auto

Mais consumidores optam por não participar de programas de telemática em seguro auto
A

s compras de seguros de automóveis e propriedades continuaram a aumentar no primeiro trimestre do ano, de acordo com o relatório TransUnion 'Insurance Personal Lines Trends and Perspective' Q2 2023.

Apesar do interesse em prêmios mais baixos, mais consumidores estão optando por não participar dos programas de telemática, de acordo com o relatório. O número de consumidores que aceitaram uma oferta telemática foi de 53% ou 12 pontos percentuais abaixo do ano anterior, em 65%.

Michelle Jackson, diretora sênior de bens pessoais e seguros contra acidentes no negócio de seguros da TransUnion, disse em uma resposta por e-mail: "Várias coisas mudaram desde que vimos o aumento na adoção da telemática no ano passado. Mais funcionários voltaram ao escritório, aumentando o risco de que seu comportamento ao dirigir pode fazer com que suas taxas de seguro aumentem. Além disso, alguns programas de telemática evoluíram para reter quaisquer descontos até depois de um período de teste.

"Embora mais da metade dos que receberam um programa de telemática ainda opte por participar, o aumento do risco e a gratificação atrasada combinados tornaram a telemática menos atraente para clientes sensíveis ao preço e avessos ao risco."

O relatório sugere que a digitalização tornou a compra online de seguros mais simples, mas encontrar prêmios mais baixos por meio de canais digitais não produz os preços mais baixos.  

Os consumidores que obtiveram uma cotação de um corretor aumentaram 25% em relação às pesquisas anteriores. O relatório observa que a incapacidade de encontrar tarifas mais baixas on-line pode levar os consumidores a corretores que podem agrupar apólices, por exemplo.

Postado em
19/5/2023
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO