os últimos meses, a Justos vem intensificando sua atuação junto ao canal corretor por meio de uma série de encontros presenciais e online. Essas iniciativas têm como foco aprofundar o diálogo com profissionais que estão na linha de frente da distribuição, permitindo identificar necessidades específicas e ajustar estratégias de forma mais ágil e contextualizada. Para detalhar os aprendizados, os desdobramentos e os próximos passos dessa aproximação, conversamos com Felipe Genovesi, Diretor de Vendas e Parcerias da Justos. O executivo abordou desde a importância da presença física em eventos regionais até as recentes mudanças operacionais da companhia, que incluem ampliação do time comercial e a criação de novos produtos adaptados ao perfil dos clientes. Confira os principais destaques desta conversa.
-min.png)
Insurtalks: Nos últimos meses, a Justos têm investido em ações presenciais e encontros online com corretores. O que motivou esse movimento e que tipo de resposta vocês têm observado até aqui?
Felipe Genovesi: Percebemos que, para evoluir na forma como nos relacionamos com o canal corretor, era essencial estarmos ainda mais presentes. Esses encontros têm nos permitido ouvir, entender e adaptar nossa estratégia com mais agilidade e empatia.
Insurtalks: Esses espaços de troca têm permitido que a Companhia escute de perto as realidades da ponta. De que maneira isso tem influenciado o modo como a empresa estrutura sua atuação junto aos corretores?
Felipe Genovesi: Percebemos que, para evoluir na nossa relação com os corretores, era essencial estarmos mais próximos — de verdade. Esses encontros têm sido fundamentais para ouvir, entender e ajustar nossa estratégia com mais agilidade e empatia. A resposta tem sido super positiva: quanto mais nos aproximamos, mais conseguimos construir juntos
Insurtalks: Na construção de uma relação mais próxima com os corretores, quais têm sido os principais aprendizados internos para o time da Justos?
Felipe Genovesi: Aprendemos que confiança se constrói no detalhe: na comunicação clara e transparente, no suporte rápido, na consistência das entregas, na prontidão do suporte e coerência nas ações, pois cada corretor tem suas próprias necessidades, então personalização e escuta são fundamentais.
Insurtalks: A presença de vocês em eventos e encontros regionais tem se intensificado. Que papel você enxerga para essas ações presenciais na construção de vínculos mais sólidos com o canal?
Felipe Genovesi: Por mais que a tecnologia nos aproxime, o aperto de mão e o ouvido atento ainda são insubstituíveis para gerar conexão real e duradoura. Estar junto, entender o contexto local, tudo isso cria uma conexão emocional que fortalece a parceria. É um investimento em relacionamento de longo prazo.

Insurtalks: A Justos ampliou recentemente seu time comercial. O que motivou essa decisão e como ela se conecta ao momento atual da empresa?
Felipe Genovesi: Ampliar o time foi uma resposta direta ao crescimento da nossa base de corretores e à necessidade de garantir uma presença mais próxima e estratégica em várias regiões do país. Estamos num momento de expansão e entendemos que para continuar entregando uma experiência diferenciada, precisávamos de mais pessoas comprometidas com esse propósito.
Insurtalks: Com a chegada de novos profissionais ao time comercial, o que mudou na forma como a empresa se relaciona com os corretores no dia a dia? Houve algum ganho que vocês não tinham previsto?
Felipe Genovesi: A principal mudança foi o aumento na nossa capacidade de estar próximo dos corretores de forma mais constante, conseguimos dar atenção individualizada, responder com mais rapidez e entender melhor as particularidades de cada praça, mas além do alcance, ganhamos também diversidade de visões e uma troca mais rica de experiências internas, o que reflete diretamente na forma como nos posicionamos diante dos parceiros.
Insurtalks: O que a Justos projeta como próximos passos nesse esforço de fortalecer a parceria com os corretores? Há novos formatos, ferramentas ou estratégias em vista?
Felipe Genovesi: Estamos constantemente ouvindo os corretores para entender como podemos facilitar ainda mais o dia a dia deles e, como resultado disso, acabamos de lançar uma novidade: a isenção do perfil de direção para clientes de renovação. Agora, quem já tem seguro em outra seguradora não precisa mais rodar os 80 km. A aprovação é automática agora para esses segurados; lembrando que a telemetria e os benefícios, como descontos e recompensas por ser um bom motorista, continuam normalmente. Essa mudança torna o processo ainda mais atrativo para o corretor e para o cliente.
Além disso, estamos nos preparando para lançar o seguro anual, um novo produto que vai ampliar o leque de opções para o corretor oferecer a Justos de acordo com o perfil de cada cliente. Essa nova modalidade vem para complementar o nosso portfólio e reforçar nossa flexibilidade comercial.