Google Flow: IA que transforma texto em vídeo pode otimizar a comunicação no mercado de seguros

erramenta do Google converte textos em vídeos e amplia recursos de comunicação no setor de seguros
A recente inovação tecnológica apresentada pelo Google, o Flow, uma ferramenta de inteligência artificial capaz de converter texto em vídeos cinematográficos, traz um novo capítulo na forma como as empresas se comunicam com seu público. No setor de seguros, conhecido por sua complexidade e pela necessidade de tornar temas muitas vezes técnicos e burocráticos mais acessíveis, essa tecnologia pode colaborar bastante na maneira de engajar clientes, otimizar treinamentos internos e fortalecer campanhas de marketing.
Será possível criar conteúdos visuais que expliquem coberturas, processos de sinistros, jargões e cláusulas
O Flow funciona a partir de comandos textuais que descrevem cenas, situações ou narrativas, gerando vídeos que vão muito além das tradicionais animações simples. Esta capacidade abre possibilidades para os players de seguros, que podem, por exemplo, criar conteúdos visuais personalizados para explicar de forma clara e didática diferentes tipos de coberturas, processos de sinistros e orientações de prevenção. Muitos segurados ainda encontram dificuldade para compreender os detalhes das apólices e condições contratuais.
Ferramentas como o Flow poderão simplificar esses diálogos por meio de vídeos explicativos que traduzem jargões e cláusulas em histórias visuais envolventes, facilitando a tomada de decisão e aumentando a satisfação e fidelização dos segurados.
Capacitação mais dinâmica e customizada para corretores e profissionais do setor
Outro fator que será impactado é o treinamento de corretores e profissionais do setor. Ele pode melhorar enormemente com essa tecnologia. Vídeos gerados automaticamente com cenários simulados baseados em roteiros textuais possibilitam uma capacitação mais dinâmica e customizada, reduzindo custos e aumentando a eficiência do aprendizado, especialmente em tempos de transformação digital acelerada.
O marketing digital também ganhará força explorando narrativas visuais impactantes e alinhadas ao público
Uma nova perspectiva está relacionada ao marketing digital. Ele também ganhará força ao explorar narrativas visuais mais eficazes, com foco em linguagem acessível e identificação com o público. No setor de seguros, cresce o investimento em conteúdos multimídia para atrair e reter clientes em canais digitais. Com o Flow, seguradoras poderão desenvolver campanhas sob medida, aproveitando narrativas visuais alinhadas às necessidades específicas de cada público, com potencial de ampliar o engajamento e a conversão. Iniciativas como a da Segbox, que já oferece ferramentas voltadas à produção de conteúdo personalizado para corretores de seguros, mostram como o mercado tem se movimentado nesse sentido — e como tecnologias emergentes podem se integrar a estratégias que já vêm sendo adotadas por profissionais do setor.
Mercado segurador poderá ganhar mais agilidade e a redução de custos operacionais
Vale destacar que o uso de inteligência artificial para criação automatizada de vídeos também contribui para a agilidade e a redução de custos operacionais. A automatização elimina barreiras técnicas e tempo associado à produção audiovisual tradicional, democratizando o acesso a conteúdo de alta qualidade para organizações de diferentes portes no mercado segurador. Assim, o lançamento do Google Flow sinaliza uma nova perspectiva para o mercado de seguros, com a transformação digital inserida na maneira de comunicar e engajar, usando a inteligência artificial para criar conteúdos que conversem com as necessidades reais do público, de forma inovadora, acessível e eficiente.