Tecnologia

De quais atualizações de tecnologia o setor de seguros precisa?

De quais atualizações de tecnologia o setor de seguros precisa?
É

impossível ignorar as formas profundas pelas quais a inovação tecnológica permeou quase todas as facetas de nossa economia, especialmente porque a pandemia forçou empresas em todos os setores a adotar novas tecnologias como meio de permanecer operacionais. No entanto, existem aspectos vitais dos negócios que praticamente estagnaram, apesar dos avanços de alta tecnologia ao seu redor. No seguro, é fácil perceber: o processo de gerenciamento da transferência de riscos ainda conta com tecnologia mais adequada para o século XX.

É hora de um upgrade.

Cada pessoa envolvida na gestão de risco, de corretores a transportadoras e gestores de risco internos e segurados, está funcionando em um ambiente que sugere que as últimas duas décadas nunca aconteceram. Suas melhores opções tecnológicas para gerenciar documentos de seguro incluem planilhas, arquivos PDF e e-mail - ou pior, uma máquina de fax. Fora dessas explosões do passado, o processo é inteiramente manual: tarefas como revisar e verificar seguros, licenças e documentos de conformidade são em grande parte realizadas à mão e armazenadas aleatoriamente em papel ou formato eletrônico. Obviamente, isso é demorado; leva em média nove minutos para revisar umcertificado de seguro, por exemplo, que soma milhares de minutos a cada ano na revisão de documentos. E mover-se rapidamente aumenta a probabilidade de cometer erros e ignorar sinais de alerta de fraude e abuso.

Essas ineficiências repercutem em todos os níveis da cadeia de gerenciamento de risco. As corretoras contam com análises precisas para garantir que tenham um entendimento preciso das oportunidades de risco subjacentes para seus segurados. Solicitantes como empreiteiros gerais, gerentes de edifícios e operadores de restaurantes devem revisar cuidadosamente os documentos de terceiros antes de poderem trabalhar com eles. E os segurados devem estar prontos para produzir um bando de documentos válidos o mais rápido possível. Quaisquer problemas com a entrega desses documentos de seguro estáticos ou problemas com as informações que eles contêm atrasam contratantes, gerentes e proprietários de negócios para começar a trabalhar. Atrasos evitáveis ​​como esse podem ter sérias implicações financeiras para todas as partes.

Além disso, a tecnologia de seguro baseada em papel deixa todas as partes suscetíveis a abusos e fraudes. Os documentos de seguro são compartilhados e verificados no início de uma relação comercial. Após a revisão inicial e o início do trabalho, uma das partes poderia cancelar sua cobertura e as outras partes envolvidas não teriam como saber, a menos que decidissem revisar manualmente a cobertura dessa parte em uma data posterior. Se algo der errado, outras partes serão repentinamente responsáveis ​​por riscos financeiros para os quais não planejaram. As consequências disso podem ser catastróficas.

As ineficiências contínuas impactam mais do que apenas o setor de seguros. Quase todas as empresas são obrigadas a ter seguro e, todos os dias, cerca de 200.000 solicitações de comprovação de cobertura são feitas nos Estados Unidos

Uma solução digital do século 21 precisa enfrentar cada um desses problemas, e existe tecnologia para fazer isso. Em primeiro lugar, deve reduzir o laborioso processo de revisão dos documentos de seguro. Há uma enorme oportunidade para a automação de processamento de IA e robótica para agilizar o processo de revisão e automatizar as partes mais rotineiras - mas importantes - do trabalho de um gerente de risco. Automatizar a revisão de documentos reduz as oportunidades de erro humano e fraude. Em segundo lugar, uma solução digital deve conectar melhor todas as partes no processo de transferência de risco e reorientar o processo de uma cadeia para um triângulo, permitindo que todas as partes compartilhem documentos perfeitamente com todas as outras partes. Ao centralizar o compartilhamento de documentos de seguro, ele reduz atrasos onerosos e a necessidade de longas idas e vindas.

O setor de seguros certamente se beneficiou da tecnologia moderna, desde fornecer aos clientes interfaces mais fáceis para gerenciar e alterar sua cobertura até ferramentas algorítmicas que aprimoram os modelos de precificação. Mas os fundamentos da troca de informações sobre seguros não mudaram. Para a saúde da indústria e da economia em geral, é mais do que hora de fazê-lo.

Postado em
14/12/2021
 na categoria
Tecnologia
Deixe sua opinião

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO