T

aiwan é um país que desempenha um papel essencial na cadeia global de suprimentos de semicondutores, sendo responsável pela produção de 90% dos chips mais avançados do mundo e abrigando a maior fabricante de chips do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). A recente ocorrência de um terremoto em Taiwan, o mais forte em 25 anos, levanta preocupações críticas sobre a estabilidade deste setor. Esse evento destaca a fragilidade da cadeia de suprimentos e as potenciais repercussões globais, particularmente na indústria de seguros, caso haja uma interrupção prolongada na produção.

Preocupação com nova crise dos chips e falta de componentes essenciais

A paralisação temporária das fábricas de chips em Taiwan após o terremoto demonstrou um risco significativo para numerosas indústrias, incluindo a tecnologia e a automotiva, que dependem fortemente desses componentes essenciais. A crise dos chips entre 2020 e 2023 já havia exposto a vulnerabilidade dessas cadeias, afetando diretamente a produção de eletrônicos e veículos. Por exemplo, a Xiaomi viu seus lucros aumentarem devido à alta demanda, mas enfrentou dificuldades devido à falta de componentes essenciais na época.

Escassez de chips pode impactar seguro auto de diversas formas

Em relação aos seguros, a escassez contínua de chips semicondutores pode provocar um aumento nos custos de reparação e substituição de peças tecnológicas. Isso se deve ao fato de que os componentes tornam-se mais caros e mais difíceis de adquirir, o que impulsiona os prêmios de seguro para cobrir esses custos elevados. Além disso, a falta desses chips pode resultar em atrasos nos reparos necessários, afetando diretamente a operacionalidade das seguradoras e a satisfação dos clientes.

Reajuste de políticas de cobertura e aumento de apólices

Também é provável que as seguradoras sejam forçadas a reajustar suas políticas de cobertura para refletir o aumento do risco de interrupções na cadeia de suprimentos e os custos associados. Isso poderia incluir o aumento das taxas de seguro para compensar o risco elevado. Além disso, com a produção limitada de novos veículos devido à falta de chips, o mercado pode experimentar uma inflação no preço dos carros usados, exigindo ajustes nos valores segurados que refletem as mudanças nas condições do mercado.

Seguradoras precisam aprofundar as análises de risco, diversificar as políticas de cobertura e explorar novas parcerias

A interdependência entre a produção de semicondutores em Taiwan e a estabilidade econômica global é um fator crítico que não pode ser ignorado. Para a indústria de seguros, entender e adaptar-se a essas vulnerabilidades é vital para manter a resiliência financeira e operacional. As seguradoras devem considerar a implementação de estratégias proativas para mitigar os efeitos de possíveis crises futuras na produção de semicondutores. Isso inclui aprofundar as análises de risco, diversificar as políticas de cobertura e explorar novas parcerias com empresas de tecnologia, por exemplo, para garantir uma resposta mais ágil e eficaz a tais desafios. 

Postado em
15/4/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO