Como a tecnologia pode reduzir o tempo de resposta para liquidações de sinistros de seguros

evido aos problemas relacionados a riscos e fraudes, tomar decisões rápidas e sem erros é um enorme desafio, levando a atrasos excessivos na liquidação. De acordo com os relatórios, cerca de 38 por cento das seguradoras de saúde regularizaram os sinistros em média em 5 dias úteis; houve relatos de mais atrasos nos assentamentos. A Covid tem sido um grande testemunho da crise emergencial de saúde no país. No caso do seguro de vida, já houve casos em que os beneficiários nem sequer sabem que são mandatários da apólice de seguro de vida.
A regularização de sinistros continua, assim, a ser um desafio fundamental para a categoria, que impacta consumidores e seguradoras paralelamente. As integrações de tecnologia estão hoje ajudando os consumidores com facilidade nas operações, soluções automatizadas personalizadas baseadas em risco, inteligência de risco e fraude, distribuição integrada e inteligência de vendas, que são a necessidade do momento para aumentar a penetração de seguros no país e para atender às mudanças necessidades de seguro do consumidor.
A RenewBuy adquiriu recentemente a Artivatic.AI com o objetivo de melhorar os problemas de liquidação de sinistros e oferecer avaliação automatizada aprimorada de sinistros, controle de qualidade em tempo real, avaliação de fraude e risco e liquidação de sinistros com o mínimo de trabalho e erros. As seguradoras que usam a tecnologia avançada da Artivatic testemunharam uma redução de 90% no tempo de resposta para emissão de apólices, redução de 70% no tempo de resposta de sinistros; Redução de 15% em AML, risco e fraude.
As seguradoras estão usando inteligência artificial e análise de dados para criar perfis de risco individuais precisos. Tudo isso torna o processo de subscrição perfeito e, no momento do sinistro, os perfis de risco podem ser verificados rapidamente, reduzindo drasticamente o tempo de resposta para liquidação de sinistros. Portanto, mais e mais seguradoras devem aderir ao movimento tecnológico para resolver problemas de liquidação de sinistros profundamente enraizados no país.