A

consideração generalizada da IA (Inteligência Artificial) em plataformas e indústrias é inegável. Para alguns players de seguros, a IA representa um futuro brilhante, enquanto para outros traz cautela e dúvidas. Com potencial para revolucionar todas as facetas do setor de seguros, a IA traz consigo alguns elementos importantes de serem identificados, compreendidos e mapeados para que o custo de obtê-la seja menor que as vantagens operacionais que ela oferece.

Impacto substancial da IA ao longo dos próximos um a cinco anos

A IA está rapidamente se tornando uma ferramenta indispensável para empresas em todo o mundo, especialmente quando se trata da gestão de riscos e da conformidade empresarial. Um estudo recente realizado pela Moody’s, sob o título destaca essa tendência, ao revelar que 70% dos 550 líderes consultados preveem um impacto substancial da IA em suas operações ao longo dos próximos um a cinco anos. 

IA para procedimentos de conformidade e gestão de riscos

Segundo o relatório da Moody’s, a incorporação da IA demonstra ser particularmente eficaz ao lidar com equipes de recursos limitados e suas demandas na administração de extensos conjuntos de dados para cumprimento de procedimentos de conformidade e gestão de riscos. A IA não só aprimora o desempenho e as habilidades da equipe humana, como também se sobressai no processamento de volumes massivos de dados, cruciais para atividades relacionadas a riscos e conformidade.

Criadora de eficiência e de redução de custos

Dentre inúmeras vantagens operacionais, a Inteligência Artificial é apontada como uma geradora de eficiência, capaz de reduzir custos e, em escala global, acelerar o progresso em questões fundamentais, como saúde, segurança e sustentabilidade. Ainda assim, há algumas questões relacionadas ao uso dessa tecnologia.

Algumas barreiras a serem ultrapassadas

Ao considerar a incorporação da IA no setor de seguros, é imperativo abordar dois aspectos cruciais: a preservação da privacidade e a ética na manipulação de dados. Embora a IA apresente um vasto potencial, sua aplicação eficaz está intrinsecamente vinculada à gestão adequada dos dados, demandando uma navegação cuidadosa por meio do intricado cenário das regulamentações de proteção de dados e das considerações éticas, sobretudo quando se trata de informações pessoais ou sensíveis de clientes. Além disso, é vital compreender que uma adoção bem-sucedida da IA requer um investimento substancial. A implementação eficaz da IA exige uma infraestrutura sólida e uma equipe qualificada, elementos que demandam um aporte significativo de recursos financeiros. 

Um ponto problemático a ser levado em consideração

Nos últimos anos, a indústria de seguros tem sido criticada por práticas que podem levar a preconceitos e discriminação. Há quem acredite que as companhias de seguros usam informações como o código postal da pessoa e sua pontuação de crédito para definir os preços dos seguros e avaliar o risco. No entanto, argumentam que esses fatores podem indiretamente levar à discriminação racial ou socioeconômica, o que é um ponto problemático a ser levado em consideração.

Benefícios abrangentes

Há algumas maneiras pelas quais a IA pode ser aplicada de modo a transpor armadilhas e oferecer benefícios abrangentes:

  • Automação da revisão de sinistros: A IA pode ser usada para automatizar a análise de reclamações de seguros. Algoritmos de aprendizado de máquina podem ser treinados para identificar padrões e analisar grandes volumes de dados de forma eficiente, acelerando o processo de revisão.
  • Análise de dados mais abrangente: A IA pode processar uma variedade mais ampla de dados do que os métodos manuais tradicionais. Isso inclui a capacidade de considerar informações não tradicionais, como dados de sensores, informações de telemática, registros médicos eletrônicos, histórico de condução e outros fatores relevantes para determinar a elegibilidade de sinistros.
  • Identificação de vieses e preconceitos: Algoritmos de IA podem ser projetados para identificar preconceitos e discriminação nos dados usados para tomar decisões de seguro. Isso ajuda a destacar e mitigar possíveis vieses, garantindo que as decisões sejam justas e baseadas em métricas objetivas.
  • Transparência e explicabilidade: Alguns sistemas de IA podem ser projetados para fornecer explicações claras sobre como uma decisão foi tomada. Isso ajuda os reguladores, consumidores e partes interessadas a entenderem melhor o processo e a detectar qualquer discriminação injusta.
  • Personalização de prêmios de seguro: A IA permite a personalização de prêmios de seguro com base em dados individuais e comportamentais, em vez de depender exclusivamente de fatores tradicionais como códigos postais ou pontuações de crédito. Isso pode resultar em preços mais justos e precisos para os segurados.
  • Monitoramento contínuo: A IA pode ser usada para monitorar continuamente a equidade e a precisão das decisões de seguros, ajustando-se conforme novos dados e circunstâncias se desenvolvem.

É preciso identificar e mapear as armadilhas para colher os benefícios

Apesar de todas as vantagens, é preciso que as seguradoras identifiquem possíveis armadilhas e explorem maneiras de utilizar essas tecnologias de forma a minimizar ou limitar a exposição a riscos, adotando medidas para estabelecer proteções adequadas para os funcionários, garantir a segurança dos conteúdos e dados, gerenciar fornecedores e lidar com questões de privacidade, bem como regulamentações que ainda estão por vir. 

É fundamental que as empresas avaliem e considerem seus programas de seguro ao planejar e responder a esses e outros riscos relacionados à IA, abrangendo responsabilidades relacionadas a práticas de trabalho, cibersegurança, responsabilidade de diretores e executivos, responsabilidade de mídia, responsabilidade profissional (incluindo erros e omissões), propriedade e interrupção de negócios e seguro de responsabilidade civil geral, por exemplo. Dessa maneira, com o cenário compreendido e mapeado, é possível transformar definitivamente a maneira como as seguradoras operam, proporcionando benefícios significativos para seguradoras e segurados.

Postado em
10/4/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO