CEO da TEx, Emir Zanatto, conversou com a Insurtalks para compartilhar detalhes sobre a recente aquisição da TEx pela Serasa Experian. A TEx, conhecida por suas soluções inovadoras no setor de seguros, agora faz parte do portfólio da Serasa, que abrange serviços de retenção e rentabilização de clientes, gestão de portfólio de crédito e cobrança, proteção contra fraudes, certificação digital e suporte a decisões de crédito através de ferramentas analíticas especializadas. Durante a entrevista, Emir Zanatto falou sobre a principal motivação por trás da aquisição, os desafios enfrentados na integração das operações, as sinergias entre os serviços das duas empresas e o impacto esperado para os clientes da TEx. Ele também abordou as novas oportunidades de negócios que surgirão dessa união para ambas as empresas e para os corretores de seguros.

Confira abaixo todos os destaques dessa conversa:
Insurtalks: Qual foi a principal motivação da aquisição da TEx pela Serasa Experian e quais são os principais desafios que você antecipa durante a integração das operações das duas empresas?
Emir Zanatto: O que a Serasa Experian buscou com esse movimento foi criar e impulsionar novas possibilidades no mercado de seguros. A TEx e a Serasa Experian entendem os desafios e as oportunidades que isso significa. Estamos empenhados em levar corretores e seguradoras para mais próximo dos consumidores e auxiliar com soluções de venda e de precificação. O mercado de seguros atinge uma parcela pequena da população e, para atingirmos a meta da CNseg, o PDMS, é preciso buscar e trabalhar em novas formas de abordagem de seguros.
Insurtalks: Quais sinergias você vê entre os serviços da Serasa Experian e as soluções de seguros da TEx?
Emir Zanatto: Unir os serviços da Serasa Experian com a expertise da TEx é uma forma de colaborar para a expansão do mercado de seguros, modelando o portfólio de produtos e as oportunidades para corretoras, seguradoras e consumidores.
De forma objetiva, vamos unificar conhecimentos e produtos para que possamos auxiliar o mercado de seguros com a precificação, além de garantir a veracidade e segurança das operações.
Insurtalks: Como a expertise da TEx em ferramentas de cotações de seguros agregará valor ao portfólio da Serasa Experian?
Emir Zanatto: A atuação mútua deve ampliar as oportunidades tanto para seguradoras como para corretoras da área. Além disso, os consumidores serão beneficiados, uma vez que o acesso aos serviços de seguros impulsiona a jornada financeira e auxilia o planejamento contra cenários adversos.
Insurtalks: Qual o impacto esperado dessa aquisição para os clientes da TEx?
Emir Zanatto: Esse movimento potencializará ainda mais os resultados dos clientes (corretoras e seguradoras), aumentando a integração com o ecossistema da Serasa Experian.
Isso se reflete no dia a dia, na velocidade de implementação de novos recursos, em novos ramos e seguradoras e em mais pessoas conectadas aos corretores.
Insurtalks: Quais novas oportunidades de negócios você enxerga surgindo desta aquisição?
Emir Zanatto: A Serasa Experian quer ampliar o número de seguradoras e ramos em seu portfólio. A ideia é impulsionar o mercado de seguros com serviços e ofertas que atendam às demandas das seguradoras e corretoras, beneficiando os consumidores de todo o país.
Insurtalks: Quais novas funcionalidades ou serviços podem ser esperados após a integração completa das duas empresas?
Emir Zanatto: Estamos trabalhando em novidades e conseguiremos entregar detalhes assim que estivermos mais próximos ao lançamento.
Insurtalks: Há alguma melhoria tecnológica que está sendo planejada como resultado da integração entre as duas empresas?
Emir Zanatto: A Serasa Experian é uma datatech líder de mercado, por isso estamos sempre acompanhando todas as tendências e evoluções tecnológicas para buscar melhorias que possam atender e beneficiar os setores aos quais impulsionamos, sem deixar de lado a preocupação com as conformidades legais e a segurança da informação.
Insurtalks: Em relação aos corretores de seguros, há algum impacto ou benefício específico decorrente desta aquisição?
Emir Zanatto: O corretor será ainda mais impulsionado com novas oportunidades e soluções.