
om o iPhone 15, a Apple lança um novo serviço, a Assistência Auto via satélite, em parceria com a AAA.
Com base nos recursos SOS de emergência e Find My via satélite introduzidos com o iPhone 14 e os modelos mais recentes do Apple Watch, a assistência auto via satélite permite o iPhone 15 e usuários do iPhone 14 podem selecionar um dos vários cenários (por exemplo, “carro quebrado”, “sem combustível” ou “pneu furado”) para enviar mensagens de texto para a AAA (empresa de assistência rodoviária), mesmo em locais onde não há sinal de celular.
A nova interface de Assistência Auto orientará os usuários a se conectarem a um satélite e compartilharem suas informações com um provedor de assistência auto. Em seguida, o provedor enviará uma mensagem diretamente e, usando a localização GPS do usuário e outros dados, enviará ajuda com o equipamento certo.
Assistência Auto via satélite, difere dos dados baseados em satélite e da conectividade de texto oferecida por empresas como Lynk e T-Mobile via Starlink. Enquanto estes dependem de torres de celular fortes o suficiente para alcançar e receber um sinal de satélite, a Assistência Auto via satélite – via Globalstar – usa bandas que normalmente requerem uma antena especial.
No ano passado, a Apple prometeu US$ 450 milhões para expandir a infraestrutura que alimenta o SOS de Emergência, o Find My via satélite e agora a Assistência Auto via satélite, incluindo a rede de satélite e estações terrestres. Uma parte do financiamento foi destinada à instalação de antenas personalizadas, projetadas para receber sinais transmitidos pela constelação de satélites da Globalstar.
Para novos compradores do iPhone 15 e iPhone 14, a Assistência Auto via satélite – um recurso apenas nos EUA, pelo menos por enquanto – será gratuita para aqueles que são associados ao AAA por pelo menos dois anos ou disponível em um “pagamento por uso” para quaisquer clientes não-membros.
Viajantes internacionais que compram iPhones na China continental, Hong Kong ou Macau não podem usar o Emergency SOS e o Find My via satélite. Presumivelmente, a mesma limitação de bloqueio geográfico se aplica à Assistência Auto via satélite.