A

evolução da tecnologia de segurança veicular está aumentando a complexidade do seguro automóvel, de acordo com o recém-lançado relatório da CCC Intelligent Solutions Relatório trimestral do Crash Course de 2024. Os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e as tecnologias de segurança de assistência ao condutor (DAST) estão a tornar-se cada vez mais comuns nos veículos modernos, e o relatório cita que as tecnologias que requerem componentes eletrónicos representam 40% do custo total de um veículo novo.

O relatório atribui o aumento dos custos a uma série de fatores; reparos de componentes eletrônicos exigem mais peças, horas de trabalho e operações especiais de diagnóstico para funções como digitalização ou calibração. Os consumidores estão optando mais pela substituição do que pelo reparo, o que pode exigir diferentes conjuntos de habilidades dos técnicos de reparo a custos mais elevados.

Mesmo com tecnologias integradas de segurança de condutores e veículos, o relatório cita que pelo menos 13 milhões de acidentes com veículos motorizados ocorrem todos os anos, envolvendo mais de 23 milhões de condutores e veículos. Em última análise, os prémios estão a aumentar, em parte devido aos longos e dispendiosos tempos de ciclo de sinistros e, embora a tecnologia dos veículos não esteja a reduzir significativamente a frequência dos sinistros, está a aumentar o custo global.

O relatório do CCC discute como outras soluções tecnológicas podem abordar as crescentes complexidades associadas à segurança dos veículos e à tecnologia de segurança do condutor. À medida que os processos de reparação e sinistros devem evoluir para acompanhar a tecnologia dos veículos, o CCC sugere que as soluções de inteligência artificial (IA) têm um papel a desempenhar na priorização de atividades de alto retorno. O Estudo de experiência digital de reivindicações JD Power 2023 nos EUA, citado no relatório, apresenta dados sobre a eficácia de fornecer uma experiência digital simplificada para aumentar a satisfação geral do cliente.

As ferramentas de IA podem ser utilizadas para fornecer atualizações digitais oportunas sobre o processo de sinistros, de acordo com o CCC, e à medida que a tecnologia do veículo evolui, os técnicos podem usar a IA e a automação para dados do veículo no processo de reparo.

A CCC introduziu recentemente essa solução com o anúncio de sua plataforma Intelligent Experience (IX) Cloud, uma arquitetura inteligente orientada a eventos que fornecerá proativamente insights sobre eventos de negócios e empregará IA nas operações do cliente. O escalonável CCC IX Cloud visa auxiliar os clientes no processo de sinistros e na tomada de decisões de reparo, criando oportunidades para melhorar o desempenho e os fluxos de trabalho por meio de sua abordagem baseada em microsserviços.

“A única maneira de enfrentar os desafios que a indústria enfrenta é adotar uma abordagem fundamentalmente nova à tecnologia centrada no ser humano”, disse Marc Fredman, diretor de estratégia da CCC, em um comunicado à imprensa. "Através da combinação de dados, IA avançada e ecossistemas, a CCC está permitindo que nossos clientes transcendam as fronteiras tradicionais e alcancem níveis de sucesso sem precedentes. Com a nuvem CCC IX, a CCC não está apenas imaginando um mundo onde a vida simplesmente funciona, estamos projetando-o ativamente."
Postado em
11/4/2024
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO