movimento de adaptação às novas realidades tecnológicas já existe no ramo segurador __ apesar de ser relativamente recente se comparado a outros setores empresariais.
Nesse movimento, a gestão de sinistros não passou alheia pelos olhos sagazes dos players de seguros. Novas soluções vêm sendo implementadas para melhorar processos e rotinas condizentes ao gerenciamento desse tipo de evento.
Financiamento em prol do avanço
A Insurtech italiana Insoore, plataforma que ajuda as seguradoras a otimizar o processo de gestão de sinistros, conseguiu levantar € 5,5 milhões de financiamento para ajudá-la a desenvolver projetos de IA em detecção de danos.
Lançada pela startup Whoosnap, a Insoore trabalha com uma tecnologia que intervém nos processos tradicionais com o objetivo de:
- Agilizar as etapa
- Facilitar o recolhimento e organização dos dados
- Otimizar custos e tempos de gestão do sinistro
- Reduzir o risco de fraude.
Para isso, a empresa oferece:
- Uma comunidade de detectores para criar documentação vídeo-fotográfica certificada
- Controle constante sobre eficiência e qualidade
- Milhares de especialistas selecionados e treinados para prestar assistência ao segurado
- Documentação vídeo-fotográfica certificada
- Garantia de Terceiros
- Melhor experiência do cliente
- Velocidade de intervenção onde e quando quiser
Parceria para acelerar a reparação de sinistros
A seguradora Mapfre e a empresa de soluções tecnológicas Tractable fizeram parceria para acelerar a reparação de sinistros e desastres.
A Mapfre passou a aplicar a IA da Tractable em seus sinistros automobilísticos, com o objetivo de ajudar seus clientes a se recuperarem mais rapidamente de pequenos danos causados por automóveis.
A tecnologia desenvolvida emprega fotografias, tiradas no telefone celular do cliente, para realizar uma avaliação automatizada end-to-end sobre sinistros de automóveis com danos de baixo valor.
O método usado pela IA da Tractable utiliza o aprendizado profundo para a visão por computador, além de técnicas de aprendizado de máquinas. A IA é treinada com muitos milhões de fotografias de danos em veículos, e os algoritmos aprendem com a experiência, analisando uma grande variedade de diferentes exemplos. A tecnologia da Tractable pode ser aplicada globalmente em qualquer veículo.
A IA permite que as seguradoras avaliem os danos causados aos veículos, compartilhe as operações de reparo recomendadas e oriente o processo de gerenciamento de sinistros para garantir que estes sejam processados e resolvidos o mais rápido possível.
“A gestão de sinistro é o produto de verdade”
A startup de seguros Claimable desenvolveu um software, baseado na nuvem, que permite às empresas de seguros ou corretores centralizar e compartilhar as informações relacionadas a um sinistro.
A empresa criou um sistema em que os envolvidos podem ter acesso imediato aos dados assim que eles estão inseridos no sistema. Uma vez que o cliente dá entrada em um sinistro, a seguradora ou o corretor cria um espaço virtual específico para o seu caso e compartilha um número e uma senha para os envolvidos no sinistro.
O CEO da empresa londrina, Miles Tinsley, “Nosso pressuposto é que a gestão do sinistro, não a apólice, é o produto de verdade”. E ainda: “Para muitas seguradoras, não passa de um tema secundário”.
Tinsley começou a trabalhar com a gestão de sinistros quando prestava serviços de consultoria na criação de websites para empresas seguradoras. Na época, um cliente encomendou um sistema para agilizar a coleta e otimização de dados relacionados a sinistros. Vários outros gostaram da ideia e pediram para repetir o serviço. Por isso, ele acha que a vantagem de ter vindo de fora da indústria de seguros é que a Claimable começou vendo os problemas relacionados aos sinistros do ponto de vista dos clientes, não dos subscritores.
A subscrição também pode colaborar na futura gestão de sinistros
Já a Friss, empresa de soluções que usa Inteligência Artificial para detecção de fraude e analytics em companhias de seguros gerais, trabalhou em colaboração com a seguradora Allianz Brasil para tornar o processo de subscrição na Allianz mais rápido e eficiente.
A solução de subscrição da Friss promete trazer:
- Avaliação de Risco em real-time
- Processamento direto
- Aceite de subscrição baseado em dados
Gestão de sinistros à distância
Theo Arends, gerente de Produtos de sinistros da companhia, declarou sobre sinistros à distância: “Talvez sem perceber, as seguradoras estão se concentrando em alcançar um tipo de processamento de danos remoto com um mínimo esforço. Pelo menos, esse é o sentimento que o cliente percebe. No final, através da tecnologia, o conhecimento, a empatia e a automatização, muitos desses aspectos são diretamente resolvidos ou externalizados. Tal como acontece com a banca à distância. Isso exige uma abordagem reflexiva das seguradoras, além de investimentos consideráveis e muita cooperação.
Mais investimentos a cada dia
Os investimentos para modernização da gestão de sinistros são altos e a tendência é que aumentem a cada dia, já que o objetivo da gestão de sinistros é diminuir, de modo significativo, diversos gastos operacionais envolvidos nestes eventos.
Além, é claro, da satisfação dos segurados por usufruírem de um atendimento mais ágil e fluido quando sofrem um sinistro.