H

á um paradigma em mudança no setor de seguros, com discussões tradicionais de reagir, reparar e substituir mudando para prever, prevenir e proteger. Parte dessa transição foi apoiada pela Internet das Coisas (IoT). A tecnologia abriu o caminho para pessoas e dispositivos interagirem e trocarem dados instantaneamente. Até 2025, estima-se que as pessoas terão mais de 50 bilhões de dispositivos em rede , o dobro do valor de 2015, todos eles compondo a IoT. Embora a tecnologia IoT esteja enraizada em nossa sociedade, o setor de seguros está adotando o uso dessa tecnologia pelos segurados para mitigar e tentar evitar perdas.

Uma área específica que está avançando rapidamente na IoT é a proteção contra danos causados ​​pela água e vazamentos. As empresas estão sujeitas a danos causados ​​​​pela água de uma infinidade de fontes. Falhas no sistema de encanamento, mau funcionamento de HVAC e eventos climáticos severos são apenas alguns dos muitos tipos de incidentes que podem levar a danos causados ​​pela água. Não importa qual seja a fonte, esses eventos são cada vez mais caros e perturbadores. Um grande incidente de danos causados ​​pela água pode interromper as operações normais de negócios por dias, semanas e até meses e pode ser tão prejudicial e destrutivo quanto um incêndio. Componentes, sensores e eletrônicos sensíveis à água estão chegando a tudo, desde o chão de produção até o escritório e em todos os lugares. Como resultado, as seguradoras estão confiando na tecnologia – especificamente sensores de IoT – para ajudar as empresas a passar da reação à prevenção.  

Impacto da IoT

A implantação da tecnologia IoT e o impacto que ela pode ter na redução de perdas potenciais são significativos. Por exemplo, um hotel de vários andares implantou sensores de vazamento de água em sua unidade de telhado HVAC. As bobinas dentro do condensador estouraram, resultando em uma descarga de água em uma perseguição da concessionária até o porão onde o equipamento elétrico principal estava localizado. Quando a água foi detectada no sistema HVAC, alertas e notificações foram enviados seguindo o protocolo de notificação de comunicação estabelecido, e a equipe de manutenção conseguiu resolver o problema antes que causasse danos significativos. Se os sensores de IoT não fossem implantados e nenhuma ação imediata não fosse tomada, o hotel provavelmente teria fechado temporariamente, sofrendo uma grande perda e interrupção.      

Os acidentes afetam o proprietário de uma empresa de várias maneiras, mas a primeira coisa que geralmente vem à mente após um incidente de dano causado pela água após a limpeza e restauração é o impacto monetário. No seguro, tanto o empresário quanto a transportadora podem ser afetados, sujeitos aos termos e condições da apólice. Além das perdas que podem ser cobertas pelo seguro, quando tal acidente ocorre, o segurado provavelmente experimentará desenvolvimentos desfavoráveis ​​que não são cobertos. Alguns desses impactos podem não ser quantificáveis, mas são todos caros para os segurados. Felizmente, a IoT pode fornecer outro nível de proteção que tem uma correlação direta com a aversão ao custo de perda.  

A tecnologia IoT também pode ajudar a criar tranquilidade para os empresários, mantendo seus negócios operacionais e evitando assim interrupções. Esse crescente mercado de tecnologia fornece alertas e insights imediatos que permitem que condições adversas sejam tratadas rapidamente, o que pode reduzir perdas e minimizar a interrupção dos negócios. A IoT pode resultar em gerenciamento de risco superior, custo reduzido e desempenho de linha de fundo aprimorado para empresas que aproveitam a tecnologia.  

Olhando para o futuro

Tecnologia e planejamento adequado são componentes-chave em uma estratégia bem-sucedida de mitigação de perdas. O acesso à IoT fornece dados em tempo real como uma alternativa para confiar apenas em informações históricas pós-perda. No futuro, espera-se que os sensores de IoT usem dados ao vivo para alimentar, treinar e testar modelos preditivos para prever perdas antes que elas aconteçam. Aproveitar essa tecnologia pode minimizar o impacto e maximizar a eficácia dos programas de prevenção de perdas. Os profissionais de controle de risco podem ajudar a entender possíveis fontes de danos e fornecer suporte ao criar um plano de resposta a incidentes eficaz.

Postado em
17/6/2022
 na categoria
Tecnologia

Mais sobre a categoria

Tecnologia

VER TUDO